Escola Viva Olho do Tempo - PB


Meus queridos,

As imagens estão lindas do mestre, da planta, do rio, do seu olhar para este lugar e para a necessidade de contar histórias para as crianças. Porém é muito importante esclarecer mais o papel de Peinha nesta mediação da transmissão do saber, como ela aprende com o mestre, como ela transmite e participa na transmissão, como ela se veste ? o papel do griô aprendiz é essencial na ação griô e nós sabemos do potencial dela neste processo. Por favor, revisem o roteiro neste sentido de incluí-la nesta mediação. No começo ela aparece, mas depois sinto que não dá para perceber como ela circula entre o mestre e as crianças. Revisem, por favor.

Grande abraço

Líllian Pacheco
Coordenação Pedagógica
Ação Griô Nacional



Oi meu Povo!
Estávamos na vivencia da filmagem griô, uma nova maneira de fazer cinema, a cada filmagem uma aprendizado novo, e as ideais que vinham como tempestade. Mudamos o roteiro e ficamos sem saber onde começar e onde terminar, as imagens ficaram muito lindas, e o mestre já dizia "em que canal vai passar?" .

Penhinha e Cecília.

 Filmagem: dia do Rio
 Mestre Zé Pequeno e
Griô Aprendiz( Rio Gramame).
 Roda de vivência
na palhoça da comunidade.

  





O que?  quem?


Plano e som


Equipamento
Uma mão joga uma moeda no rio

Som ambiente (água)
Camera t2i

Moeda afundando


Som ambiente
Câmera tanque

Penhinha e crianças brincando no rio ( rio Jacoca)

Geral
Detalhes
Na água
Sony HDV
T2i
Tanque

Mergulhando para buscar moeda, pega moeda. Voltando a superfície. Vê proa da canoa. Mao do mestre se estica pra pegar moeda. (rio Jacoca)



Subjetiva (plano sequencia)

Ciranda do rio Gramame dos mestres cirandeiros


Tanque

Mestre de costas olhando (rio Gramame)


Medio

T2i

Olhar do mestre


Fechado

T2i

Mestre sentado na margem do rio falando sobre as brincadeiras de antes e a poluição de agora


Medio

T2i

Mestre conversando na sombra da mangueira. Mãos, sacolinha, rosto da terra...


Medio
Detalhes
(áudio guia)

HDV (médio)
T2i (datalhes)

Caminhando no chão de terra batida, sol forte. Chinelo de dedo que se sustenta no chão marrom.




Geral
Detalhe pés

Som direto dos passos
(Som do depoimento na mangueira)


Colhendo ervas pelo caminho verde com sua sacolinha


Detalhe mãos
Detalhe sacolinha

(Som do depoimento na mangueira)

T2i
Mestre sentado embaixo da árvore na escola, com sua sacolinha, esperando as criancas




Crianças chegando e gritando: --seu Zé Pequeno, que mato é esse?  Rostos das crianças...


Varios planos

Varias vozes

T2i



Uma roda e feita e seu Zé Pequeno diz: Vou contar a história das plantas do vale do gramame