sábado, 20 de novembro de 2010

Relato de um Paulista envergonhado e esperando ser perdoado. PERDÃO MARI!!!!

E lá se foi São Paulo... rumo a Lençóis-BA se reunir por uma semana com a Paraíba, o Maranhão, a Bahia, o Rio de Janeiro, Santa Catarina e claro o Paraná.
Missão: construir um roteiro de vídeo com o tema "Griô na Escola e na TV". 

Chegando lá...

A Paraíba passa ser Penhinha e Ciça; o Maranhão, Carol; a Bahia, Tininha, Saullo e Delvan; o Rio de Janeiro, Bender; Santa Catarina, Grilo Seco e Gilberto; São Paulo, Soneca; E claro, o Paraná, mais conhecido como Marina.

Depois que cada região se tornou indivíduo.... 

Trabalho, criação, compartilhamento, colaboratividade, descontração, desapego, conversas, descobrimentos, trocas, conhecimento, piadas, causos, cantos, contos, improvisos, histórias, músicas, amizade, bençãos e abraços... muitos abraços e a produção de não somente 1, mas 9 roteiros.

Tudo isso, de forma sucinta, expressa, ou tenta expressar, o que foram esses seis dias de encontro para produzir colaborativamente os roteiros para o “Griô na Escola e na TV”.

Produção com alegria e descontração, mas com muita responsabilidade. Levar para a TV histórias de mestres e griôs da nossa tradição oral, exige muita delicadeza e cuidado, pois estamos lidamos com algo muito precioso, um "tesouro" que mantém nossa história, nossa cultura e que fortalece nossas raízes. 

 Fazer parte disso tudo me deixa muito feliz e satisfeito; me sinto privilegiado por fazer parte dessa iniciativa e não vejo a hora de estar novamente com todos esses novos amigos para mais uma entre muitas etapas que teremos pela frente.

Fabio Soneca
Pto de Cultura Amorim Rima/CEACA

2 comentários: