Instituto Kaingáng - RS


Queridos parceiros, Andila, Suzana, Kaigangs, estamos nos comunicando para reforçar a importância da imagem e do papel do griô aprendiz no roteiro. Por favor revisem o momento em que o griô aprendiz aprende com o mestre e ajuda na mediação dos saberes dele na escola – o que ele faz, o que ele diz, como ele facilita a transmissão oral ? importante ver qual imagem deixará claro que os meninos estão na escola.

Grande abraço

Líllian Pacheco
Coordenação Pedagógica
Ação Griô Nacional


MOC – MODELO DE ORGANIZAÇÃO DE CONTEÚDO
INSTITUTO KAINGANG


BLOCO 1 EXT/DIA - ALDEIA KAINGANG

Plano aberto das ocas na localidade onde mora o mestre griô.
Seqüência rápida de planos abertos de casas intercaladas com imagens das ocas e planos detalhe de objetos indígenas, usando sobreposições.
Plano aberto da casa do mestre;
Diversos planos médios do mestre griô no seu início de manhã, intercaladas com planos detalhes de objetos indígenas na sua casa (se ouver);
Seqüência de planos abertos do mestre caminhando em direção ao ponto de ônibus, plano americano do mestre subindo no ônibus, plano aberto da traseira do ônibus em movimento, seguido de um médio dele descendo do ônibus.


BLOCO 2 EXT/DIA - LAGOA COM OCA

Entrevista do mestre, planos médios e fechados, falando em Kaingang. Imagens de plano geral com o aprendiz ao lado do mestre, traduzindo trechos da entrevista, e algumas imagens em primeiro plano do aprendiz.
Obs.: posteriormente decidir se serão utilizadas as imagens do aprendiz.


BLOCO 3 INT/DIA - SALA DE AULA

Planos abertos da sala de aula, com o mestre fazendo contação de história em Kaingang, intercalados de planos fechados do mestre, do aprendiz, e talvez algum close dos alunos.



BLOCO 4 EXT/DIA ESCOLA

Planos médios, americanos e fechados de crianças continuando a história contada pelo mestre. Planos médios e coses das crianças utilizando-se de desenhos feitos para auxiliar na contação da história.


BLOCO 5 EXT/NOITE ALDEIA

Alunos dançam, sem camisa, pintados pelos mestres, com o som do CD Kaingang, intercalado com algum plano dos mestres tocando as músicas com os instrumentos indígenas.
(ver ordem dos planos)