segunda-feira, 29 de novembro de 2010



Salve pessoal de todo o Brasil!

Venho aqui deixar as impressões do primeiro dia de gravação do Video Griô em Londrina-PR.

"Tudo o que vc queria saber sobre a macumba mas nunca teve coragem de perguntar". O vídeo mostra perguntas das crianças a Mãe Mukumby, Dona Vilma, mãe de Santo do Candomblé em Londrina.

O objetivo é desmistificar o candomblé, respondendo perguntas simples e bem curiosas que muitos guardam no inconsciente e carregam essas meias impressões pela vida. Enquanto Dona Vilma responde as perguntas, mostramos imagens de seu cotidiano, ela como a mulher que retoma o dia, pega ônibus, cozinha, lava roupa e cuida dos netos.

E o primeiro dia de gravação foi justamente esse cotidiano. Um dia antes fomos ao Ilê (cenário do vídeo) para acertar os último pontos de produção. Dona Vilma e as meninas já fizeram um jantar especial para nós; as crianças brincavam e conversavam com a gente. Um sexta-feira quente em Londrina, com previsão de céu com muita nuvem para o próximo dia. Fomos embora de Dona Vilma com os detalhes finalizados e uma pré-ansiedade de gravação.

Hora do almoço no Ilê Axé Ogun Mégi

No outro dia, 6:30 da manhã e o sol já brilhava forte, sem nuvens. Começamos da casa de Dona Vilma, caminhamos até o ponto de ônibus, fizemos imagens chacoalhando pelas ruas de Londrina. O pessoal do ônibus achou o máximo.

Chegamos no Ilê e continuamos a gravação do cotidiano. O acarajé para o Santo que Dona Vilma fritava no dendê, as crianças a todo momento juntas, os gatos que brincavam pra lá e pra cá. O almoço feito pela Scarlet e as meninas que tanto ajudam Dona Vilma no Ilê: frango com batata, pirão, arroz, feijão, salada. Depois de toda essa rangaria, ficou mais dificil gravar, confessamos que os olhos pesavam.
Mas faltavam apenas três cenas, que se desenvolveram sem dificuldades. A última gravação foi Dona Vilma sentada na poltrona, ornamentada e na figura de Mãe de Santo. Um cochilo na poltrona durante a cena foi certeiro para Dona Vilma acordar de volta com nossas risadas.

A gravação terminou com um café e muita satisfação. Agradecemos muito a Mestrê Griô Yá Mukumby por abrir a porta de sua casa, a disposição de seu tempo, sua paciência e conhecimento nestes dias de trocas, de momentos em que todos estavam ali para produzir algo em comum: a história de vida de uma mestre Griô, a quem nos passa tanto respeito ao mesmo tempo do acolhimento.

O impacto deste projeto já começou em muitas pessoas. Até Lençóis companherada audiovisual Griô!


Equipe Griô de Londrina - PR

Um comentário:

  1. Opa, demais esta produção com a Yá Mukumby, estamos todos ansiosos para assistir !!!
    quando os videos serão apresentados ?
    Boa sorte com o projeto !

    axé

    ResponderExcluir