terça-feira, 23 de novembro de 2010

Saudações do Maranhão!

Como explicar a experiência desta oficina de vídeo do projeto griô?  Primeiro, é preciso explicar como um único projeto, pelo diálogo, começa a se tornar vários e como vários projetos, através de conversas, passa a se tornar uma unidade de sintonias e sinergias.

Conhecendo pessoas dos vários cantos do Brasil, misturando sotaques, o prêmio griô na escola e na tv nos mostra como somos grandes em nossa diversidade cultural. Ao mesmo tempo, nos reunindo em torno de um objetivo central - divulgar o conhecimento dos mestres de tradição oral deste país - pudemos perceber o quanto temos em comum, em termos de projetos e desejos de futuro para a promoção da cultura, da tradição oral e da arte em todo o território brasileiro.

Poderiamos ter feito apenas cada um, seu vídeo, poderiamos ter conduzido a questão voltados à individualidade padrão. Mas se este não é nosso modo de pensar a cultura, porque seria este nosso modo de produção?

A oficina foi uma grande oportunidade de crescimento e mostra o quanto a troca de experiências e de idéias é rica e produtiva. Ao longo destes cinco dias, fomos nos conhecendo pouco a pouco, criando laços e vínculos, descobrindo a riqueza dos projetos de cada um.

Agora, temos certeza que ao assistirmos o resultado deste processo não veremos apenas vídeos isolados, mas a articulação de uma proposta. Como disse o Bender Arruda (RJ) durante a oficina: "Uma maneira griô de fazer cinema!"

Carolina Guerra Libério (São Luís - MA - Ponto de Cultura Cerâmica de Rosário)


Nenhum comentário:

Postar um comentário